Franquia, uma ótima alternativa para o crescimento de uma empresa!

Aumentar os resultados! Expandir a marca tendo mais alcance na venda dos seus produtos e serviços, mas, com baixo custo para a empresa. Estes são alguns dos motivos que levam empresários de diversos segmentos a optarem em transformar suas empresas em franquias ao invés de tirarem recursos próprios para abrir filiais.

Este é um processo bem complexo e que exige um conhecimento específico do assunto. Na formatação de um negócio para o modelo do franchising, o erro em quaisquer que sejam os processos, podem refletir nos resultados da empresa, causando inclusive, o insucesso do negócio, além de frustração e perda de dinheiro.
É por isso que a busca por empresas especializadas em formatação de franquias vem crescendo tanto. Quando feita de forma correta, essa estruturação trás resultados importantes, fazendo com que a empresa expanda sua marca, serviços e produtos, seja em seu Estado, país e até internacionalmente.

Porém, muitas pessoas sequer compreendem o que é uma franquia e quais as vantagens em montar ou formatar o seu negócio para este modelo. Por isso, quero de maneira sucinta, explanar em alguns posts, informações sobre essa modalidade que tem atraído, tanto empresários querendo franquear o seu negócio, quanto investidores que buscam identificar oportunidades para montar seu primeiro empreendimento, ou, diversificar seus ativos.

A primeira coisa importante a entender: O que é uma franquia?

É a estratégia utilizada por empresas, onde a franqueadora (empresa), cede ao franqueado (investidor), o direito de utilizar sua marca, patente, infraestrutura, know-how, vender seus produtos e serviços. Para isso, o investidor (futuro franqueado), paga um valor para ingressar na rede. Este montante é definido pela franqueadora e é denominada Taxa de Franquia. Após o seu ingresso na franquia o investidor recebe o treinamento inicial e todas as instruções de como operar o seu negócio.
Além de passar todo o know-how ao franqueado, a franqueadora também precisa prestar todo o suporte à sua rede, para que seus franqueados obtenham sucesso em suas operações. Para manter essa estrutura e suporte, a franqueadora recebe do franqueado um valor mensal denominado Royalties. Este por sua vez é definido pela franqueadora, podendo ser um valor fixo, ou, variável de acordo com o faturamento.
Na modalidade de franquia, a empresa consegue expandir o seu negócio de forma abrangente e ágil, porém, sem a necessidade de inflar os seus custos e operação, pois será o franqueado quem levará adiante o nome da empresa, seus produtos e serviços.
Por isso, muitas franquias fazem um processo de pré-qualificação afim de filtrar os investidores que se tornarão franqueados. Processo este que fortalece a rede num todo e mantém apenas pessoas que tem o perfil desejado pela empresa.

Deixe um comentário